Iniciação em Autocad (Projeto MERIDIES)

Apresentação

Esta formação de iniciação ao AutoCAD destina-se a técnicos que pretendam adquirir conhecimentos básicos para manipular este tipo de software. É dirigido principalmente a profissionais que trabalham com desenho técnico e que podem beneficiar de um curso de AutoCAD elementar. Este software é uma ferramenta básica importante para a realização de suas atividades, no manuseamento de peças desenhadas, nomeadamente em alterações de peças existentes e ou projetos que necessitem de alterações. Profissionais de outras áreas que não trabalham diretamente com desenho técnico podem beneficiar de um curso de AutoCAD elementar.

Objetivos

O curso breve de Iniciação ao Autocad tem como objetivo oferecer a estudantes e profissionais a possibilidade de adquirirem e desenvolverem os seus conhecimentos e competências básicas nesta metodologia. Nesta formação, o formando terá oportunidade de realizar um pequeno projeto de arquitetura com recurso a este software.

Estrutura curricular / Conteúdos:

Módulo 1: Introdução ao AutoCAD (4h- online)

  • Apresentação do software AutoCAD e suas funcionalidades;
  • Interface do utilizador do AutoCAD;
  • Comandos básicos do AutoCAD;
  • Criação e configuração de arquivos de desenho.

Módulo 2: Desenho e Edição de Objetos (4h- online)

  • Desenho de linhas, círculos, elipses, retângulos e polígonos;
  • Edição de objetos: mover, copiar, girar, escala, estender, aparar, arredondar e chanfrar;
  • Criação de blocos e atributos;
  • Uso de camadas para organização dos desenhos.

Módulo 3: Dimensionamento e Anotações (4h- online)

  • Adição de dimensões lineares, angulares, radiais e diametrais;
  • Criação de cotas e tabelas;
  • Uso de textos e estilos de texto;
  • Criação de estilos de cota.

Módulo 4: Visualização e Impressão (4h- online)

  • Navegação em um modelo 3D;
  • Uso de vistas isométricas e perspetivas;
  • Criação de plotagens e impressões;
  • Configuração de opções de impressão.

Módulo 5: Projetos e Desenhos (4h- online)

  • Criação de desenhos em escala;
  • Uso de ferramentas para desenhos em diferentes planos;
  • Desenho de objetos em diferentes projeções; 
  • Criação de modelos em 2D e 3D.

Destinatários/Regras sobre admissão

Destinatários:

  • Diplomados e ou técnicos ligados em Construção e Obras Públicas e áreas afim;
  • Técnicos camarários.
  • Diplomados e ou técnicos ligados à manutenção e áreas afim;
  • Outros interessados sem formação, mas com conhecimentos de obras e instalações especiais.

Metodologias de Ensino / Aprendizagem

A metodologia de ensino/aprendizagem é essencialmente prática, o formador começa por distribuir uma base de trabalho; inicia-se com uma apresentação geral do software Autocad da Autodesk e os formandos começam por desenvolver um projeto tendo como base um desenho CAD facultado pelo formador. Formador e formando vão desenvolvendo o trabalho ao longo da formação.

Responsabilidade do Curso

Professor Paulo Jorge da Costa Santos.

Carga Horária, Horário e Período de Funcionamento

O curso tem uma carga horária de 20 horas, correspondendo a 5 módulos de 4h, num período entre 2 de outubro a 8 de outubro de 2024.
O presente edital contempla a abertura de 1 turma em horário pós laboral.

Calendário

Diplomas

A aprovação no curso e a frequência de, pelo menos, 80% das horas de contacto, confere uma Certidão de aproveitamento em Curso Breve – Microcredencial.

Vagas

Inscrição limitada a um máximo de 10 formandos por turma. O número mínimo para garantir o funcionamento de cada turma do Curso é de 8 formandos, podendo a Presidente do IPS autorizar a título excecional, sob proposta do Diretor da ESTSetúbal/IPS, o funcionamento de um número inferior das inscrições.

Propina

A frequência do curso está sujeita ao pagamento dos seguintes emolumentos: taxa de candidatura, taxa de matrícula e certidão de aproveitamento, de acordo com a tabela de taxas e emolumentos do IPS, e a propina no valor de 90€, pagos no ato da matrícula.
Este curso fica isento da cobrança dos emolumentos relativos a candidatura, matrícula e certidão de aproveitamento ou desempenho escolar, com a exceção do seguro escolar (Decisão do Conselho de Gestão de 29 de fevereiro de 2024).
No entanto, ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência (Projeto MERIDIES), todos os estudantes, com aprovação na formação, recebem um apoio no valor da propina paga.

Processo de Candidatura

A formalização da candidatura processa-se através da entrega do processo de candidatura via online, no portal do Instituto Politécnico de Setúbal em Inforestudante, e pelo pagamento dos emolumentos associados (quando aplicável).
As candidaturas devem ser efetuadas nos prazos definidos neste edital, sendo instruídas com os seguintes documentos:

  • Formulário de Candidatura;
  • Certificado de Habilitações Escolares ou lista de Unidades Curriculares realizadas no caso de
  • candidatos estudantes;
  • Cópia de Documento de identificação (BI/CC/Passaporte/Título de Residência permanente) ou a
  • Minuta com os dados de identificação;
  • Cópia do cartão de contribuinte, se não submeteu Cartão de Cidadão, ou a Minuta com os dados
  • de identificação;
  • Currículo Vitae.

Prazos de Candidaturas

1ª Fase
Calendário de candidaturas: 17 de julho a 9 de setembro de 2024
Envio da lista ordenada de colocação e exclusão, para homologação: 14 de agosto de 2024
Afixação das listas ordenadas de colocação e exclusão: 16 de agosto de 2024
Período de reclamações: 19 a 20 de agosto de 2024
Decisão sobre as reclamações: 27 de agosto de 2024.
Envio da lista ordenada de colocação e exclusão após reclamações, para homologação: 27 de agosto de 2024
Afixação das listas ordenadas de colocação e exclusão após reclamações: 28 de agosto de 2024
Matrícula e inscrição: De 4 a 9 de setembro de 2024.
Convocatória de não colocados, em caso de vagas sobrantes: 20 de setembro de 2024.
Matrícula e inscrição das vagas sobrantes: 23 a 25 de setembro de 2024.
Início das aulas: 2 de outubro de 2024.

Critérios de Seriação e de Seleção

A seleção dos candidatos seguirá os seguintes critérios:

  • 1º Análise da relevância e classificação das habilitações literárias (40%);
  • 2º Análise da relevância da experiência profissional (40%);
  • 3º Análise da relevância de outros elementos curriculares (20%).

Júri

O júri do concurso de acesso é composto por:
Presidente: Professor Paulo Jorge da Costa Santos 
Vogal: Professora Svetlana Chemetova
Vogal: Professor Pedro José Ambrósio Lobato

Matrículas

As matrículas serão realizadas pela Divisão Académica. Decorrerão nas datas referidas no calendário. Após a publicação dos resultados, os colocados receberão, no endereço de correio eletrónico utilizado na candidatura, uma mensagem contendo toda a informação.

Outras Informações

Para mais informações, poderá consultar o Regulamento das Atividades Académicas do IPS, disponível em https://www.si.ips.pt/ips_si/WEB_BASE.GERA_PAGINA?P_pagina=30328
Contacto da Divisão Académica
https://www.suporte.ips.pt/helpdesk/

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