Desafios com funções matemáticas - Projeto Sonda 2026

Pretende-se que os formandos que frequentem o curso adquiram, recapitulem e consolidem os conhecimentos/conceitos de Matemática, desenvolvam capacidades de raciocínio, de trabalho e estudo autónomo, pré-requisitos fundamentais para os cursos de Licenciatura ministrados no Instituto Politécnico de Setúbal.

No final do curso, o formando deverá ser capaz de:

• Interpretar e analisar funções reais de variável real e sua representação gráfica.
  • Funções reais de variável real.
  • Domínio, contradomínio, representação gráfica.
  • Propriedades das funções.• Funções elementares.
  • Função exponencial e função logarítmica.
  • Círculo trigonométrico e funções trigonométricas.
  • Funções definidas por ramos e função módulo.

Destinatários/Regras para admissão

Candidatos que pretendam adquirir e/ou consolidar os seus conhecimentos em Matemática de base, para preparação para a frequência do Ensino Superior.

Duração e total de créditos ECTS

Nº de horas de contacto: T/P - 16h T/P; Nº de horas de trabalho autónomo: 11h (1 ECTS)

Aulas teórico-práticas presenciais, onde será apresentada a matéria com exemplos de aplicação e serão resolvidos exercícios. É promovido o trabalho autónomo sendo proposto aos estudantes um conjunto de exercícios para resolução.

Nível da experiência de aprendizagem, de acordo com o Quadro Europeu de Qualificações

V - CTeSP

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Forma de participação na formação

Inscrição limitada a um máximo de 30 formandos por turma. O número mínimo para garantir o funcionamento de cada turma do Curso é de 20 formandos, podendo a Presidente do IPS autorizar a título excecional, sob proposta do Diretor da ESTSetúbal/IPS, o funcionamento de um número inferior das inscrições.

O curso tem associado o pagamento de taxa de candidatura (25€), taxa de matrícula (25€), certificado (15€) e propina no valor de 30€ (30€ por ECTS).No entanto, ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência (Projeto Sonda 2026), todos os estudantes ficam isentos do valor da propina (número 9, do Despacho nº 35/Presidente/2024).Os candidatos provenientes de organizações com quem o IPS tem um acordo PRR, estudantes, trabalhadores e/ou boleiros do IPS ficam também isentos do pagamento da taxa de candidatura, taxa de matrícula e certificado.Os candidatos provenientes de organizações com quem o IPS tem um acordo PRR, ficam apenas obrigados ao pagamento do seguro escolar.Outros candidatos ficam apenas obrigados ao pagamento da Taxa de Candidatura (25€), Taxa de Matrícula (25€) e Certificado Microcredencial (15€).

Data

A data previsível para início da 1ª edição do curso é o dia 9 de setembro de 2024

Professora Patrícia Ribeiro e Professora Clara Carlos

Outras informações

Para mais informações, poderá consultar o Regulamento das Atividades Académicas do IPS, ou contactar a Divisão Académica.