Avaliação de Risco Elétrico - Sistemas de Proteção de Baixa Tensão (Projeto MERIDIES)
Apresentação
Esta formação destina-se a técnicos na área de manutenção de instalações elétricas, com o objetivo, de fornecer competências nas áreas das proteções de BT e análise da qualidade da energia elétrica.
Objetivos
O formando no final da formação deverá estar apto a:
- Avaliar o risco elétrico numa instalação elétrica;
- Dimensionar uma pequena instalação de baixa tensão tendo em atenção os aspetos de proteção da infraestrutura, nomeadamente no que diz respeito às proteções de BT;
- Saber escolher uma proteção adequada para a canalização em causa;
- Saber analisar os parâmetros da qualidade da energia elétrica de uma instalação.
Estrutura curricular / Conteúdos
Módulo 1: Introdução à Segurança Elétrica (1h online)
- Conceitos e noções básicas de instalações de energia elétrica instalações de Baixa Tensão (BT);
- Normas e regulamentos aplicáveis à segurança elétrica em BT;
- Riscos elétricos e suas consequências em Instalações de BT com e sem autoprodução;
- Tipos de instalações elétricas de Categorias A, B e C.
Módulo 2: Identificação de Riscos Elétricos (1h online)
- Identificação de riscos elétricos em instalações elétricas;
- Como identificar áreas de risco elétrico;
- Métodos de identificação de riscos elétricos;
- Riscos de descargas atmosféricas na rede de BT.
Módulo 3: A distribuição de energia em BT (2h online)
- A rede de distribuição privada BT;
- A rede distribuição pública de BT;
- Redes de distribuição de BT a partir de Postos de transformação de cliente.
- Os regimes de neutro.
Módulo 4: As funções da aparelhagem de comando e proteção (1h online)
- As funções de base e de seccionamento;
- A proteção elétrica.
Módulo 5: As funções da aparelhagem (3h online)
- As funções de base e de seccionamento;
- A proteção elétrica;
Módulo 6: Medição de Terras trabalho prático (4h presencial prático)
- Tipos de solo;
- Tipos de elétrodos;
- Regimes de neutro;
- Medição de terras.
Módulo 7: Medições de corrente e tensão, análise da qualidade de energia em cargas comutadas e lineares (4h presencial prático)
Módulo 8: Medições e compensação do fator de potência (4h presencial prático)
- Potência ativa e reativa;
- Baterias de condensadores;
- Dimensionamento de um sistema de compensação.
Destinatários/Regras para admissão
- Técnicos de instalações elétricas;
- Diplomados e ou técnicos ligados à manutenção;
- Outros interessados sem formação, mas com conhecimentos de instalações elétricas.
Duração e total de créditos ECTS
A aprovação no curso e a frequência de, pelo menos, 80% das horas de contacto, confere uma Certidão de aproveitamento em Curso Breve – Microcredencial (3 ECTS).
Metodologias de Ensino / Aprendizagem
A metodologia de ensino/aprendizagem é essencialmente prática, o formador começa por lecionar matéria que permita desenvolver um caso de estudo. Formador e formando vão desenvolvendo o trabalho ao longo da formação.
Carga Horária, Horário e Período de Funcionamento
O curso tem uma carga horária de 20 horas, em que inclui de 12h de laboratório presencial. Decorre no período entre de 24 de setembro e 19 de outubro de 2024. O presente edital contempla a abertura de uma turma em horário diurno.
Calendário
Data | Horário | Módulo |
---|---|---|
24/09/2024 | 19h/23h | Mod1, Mod2 e Mod3 online |
26/09/2024 | 19h/23h | Mod4 e Mod5 online |
28/09/2024 | 10h/13h | Mod6 presencial |
12/10/2024 | 10h/13h | Mod7 presencial |
19/10/2024 | 10h/13h | Mod8 presencial |
Vagas
Inscrição limitada a um máximo de 8 formandos por turma. O número mínimo para garantir o funcionamento de cada turma do Curso é de 6 formandos, podendo a Presidente do IPS autorizar a título excecional, sob proposta do Diretor da ESTSetúbal/IPS, o funcionamento de um número inferior das inscrições.
Propina
A frequência do curso está sujeita ao pagamento dos seguintes emolumentos: taxa de candidatura, taxa de matrícula e certidão de aproveitamento, de acordo com a tabela de taxas e emolumentos do IPS, e a propina no valor de 90€, pagos no ato da matrícula. Este curso fica isento da cobrança dos emolumentos relativos a candidatura, matrícula e certidão de aproveitamento ou desempenho escolar, com a exceção do seguro escolar (Decisão do Conselho de Gestão de 29 de fevereiro de 2024). No entanto, ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência (Projeto MERIDIES), todos os estudantes, com aprovação na formação, recebem um apoio no valor da propina paga.
Processo de Candidatura
A formalização da candidatura processa-se através da entrega do processo de candidatura via online, no portal do Instituto Politécnico de Setúbal em www.ips.pt, e pelo pagamento dos emolumentos associados (quando aplicável).
As candidaturas devem ser efetuadas nos prazos definidos neste edital, sendo instruídas com os seguintes documentos:
- Formulário de Candidatura;
- Certificado de Habilitações Escolares ou lista de Unidades Curriculares realizadas no caso de candidatos estudantes;
- Cópia de Documento de identificação (BI/CC/Passaporte/Título de Residência permanente) ou a Minuta com os dados de identificação;
- Cópia do cartão de contribuinte, se não submeteu Cartão de Cidadão, ou a Minuta com os dados de identificação;
- Currículo Vitae.
Prazos de Candidaturas
1ª Fase
Calendário de candidaturas: De 5 de julho a 25 de julho de 2024
Envio da lista ordenada de colocação e exclusão, para homologação: 8 de agosto de 2024
Afixação das listas ordenadas de colocação e exclusão: 9 de agosto 2024
Período de reclamações: 12 e 13 de agosto de 2024
Decisão sobre as reclamações: 19 de agosto de 2024
Envio da lista ordenada de colocação e exclusão após reclamações, para homologação: 19 de agosto de 2024
Afixação das listas ordenadas de colocação e exclusão após reclamações: 20 de agosto de 2024
Matrícula e inscrição: De 27 a 30 de agosto de 2024
Convocatória de não colocados, em caso de vagas sobrantes: 12 de setembro de 2024
Matrícula e inscrição das vagas sobrantes: De 13 a 17 de setembro de 2024
Início das aulas: 24 de setembro de 2024
Critérios de Seriação e de Seleção
A seleção dos candidatos seguirá os seguintes critérios:
- 1º Análise da relevância e classificação das habilitações literárias (40%);
- 2º Análise da relevância da experiência profissional (40%);
- 3º Análise da relevância de outros elementos curriculares (20%).
Júri
O júri do concurso de acesso é composto por:
Presidente: Professor Paulo Jorge da Costa Santos
Vogais: Professora Svetlana Chemetova; Professor Pedro José Ambrósio Lobato
Matrículas
As matrículas serão realizadas exclusivamente online. Decorrerão nas datas referidas no calendário. Após a publicação dos resultados, os colocados receberão, no endereço de correio eletrónico utilizado na candidatura, uma mensagem contendo toda a informação relativa às matrículas, bem como o acesso aos formulários a preencher.
Outras informações
Para mais informações, poderá consultar o Regulamento das Atividades Académicas do IPS, ou contactar a Divisão Académica.
Edital | Candidatura