Engenharia Mecânica
Testemunhos
"Os conhecimentos que adquiri durante a licenciatura revelaram-se uma base sólida sobre a qual começo a construir a minha carreira. A relativa pequena dimensão da ESTSetúbal não é uma desvantagem. A maior proximidade entre alunos e professores permitiu-me obter respostas para dúvidas que não as do curso. Além de ter tido a oportunidade de participar em projetos extra curriculares relacionados com a minha área. Ter-me licenciado em engenharia mecânica na ESTSetúbal foi sem dúvida um bom investimento no meu futuro".
Pedro Gomes | Diplomado do curso de licenciatura em Engenharia Mecânica – Ramo Mecânica Automóvel Inspetor de Controlo de Condição no MIIT
"Foi este que me garantiu logo entrada no mercado de trabalho na área por mim pretendida e que me deu as bases para no ano 2000 criar uma empresa na área da climatização, ventilação e energias renováveis. Dos 25 trabalhadores da minha empresa, 7 são diplomados da ESTSetúbal e alguns ex colegas de curso".
Florival Lucas | Diplomado do curso de licenciatura em Engenharia Mecânica – Ramo Energia Diretor Geral da Ar Watt – Ar Condicionado e Ventilação, Lda.
Administrador da Imoarrábida
"O curso permitiu-me conhecer e tomar contacto com as ferramentas de engenharia mecânica atuais, proporcionando visão e capacidade de pesquisa de soluções técnicas para problemas de engenharia. Durante o curso tive a oportunidade de conhecer um corpo docente acessível e com as mais variadas experiências profissionais".
Nuno Benedito | Diplomado do curso de licenciatura em Engenharia Mecânica – Ramo Produção Engenheiro de Garantias na Alstom Power S.A.
Apresentação
A Licenciatura em Engenharia Mecânica (LEM) encontra-se organizada em 180 créditos ECTS. À semelhança de cursos com objectivos similares leccionados em Instituições de Ensino Superior dentro do espaço Europeu, o curso funciona no regime semestral estando prevista a realização 30 créditos ECTS em cada semestre com o funcionamento simultâneo de 5 unidades curriculares em cada semestre. A elevada componente laboratorial na organização do curso assegura ao estudante a aplicação de conhecimentos e de saberes adquiridos às actividades concretas do respectivo perfil profissional.
Objetivos
Dotar os estudantes com uma formação marcadamente prática e experimental sem perder de vista a fundamentação teórica dos conhecimentos necessários ao exercício da Engenharia Mecânica nas suas diferentes áreas.
O Licenciado em Engenharia Mecânica (LEM) é o profissional que estuda, desenvolve, investiga, concebe, projeta componentes, máquinas, equipamentos, instalações e sistemas mecânicos e térmicos, utilizando energias convencionais ou renováveis, superintende ou colabora nas fases de fabricação, montagem, operação, fiscalização, controlo de qualidade e manutenção de todos os tipos de instalações, reunindo deste modo, um conjunto de competências que lhe permite uma rápida inserção no mercado de trabalho, como demonstra a sua elevada taxa de empregabilidade.
Competências por ramo:
Ramo de Aeronáutica
O Engenheiro Mecânico-ramo Aeronáutica tem competências que lhe permitem desenvolver a sua atividade nas áreas de fabrico e produção aeronáutica, gestão de projeto aeronáutico, seleção de materiais, projeto mecânico, qualidade, tecnologias mecânicas e processos especiais.
Ramo de Automóvel
O Engenheiro Mecânico-ramo Automóvel tem competências que lhe permitem desenvolver a sua atividade nas áreas de produção automóvel, manutenção e reparação automóvel, técnico/comercial no ramo automóvel, retoma/reciclagem automóvel; gestão de frotas, inspeção e peritagem automóvel, projeto mecânico.
Ramo de Produção
O Engenheiro Mecânico-ramo Produção tem competências que lhe permitem desenvolver a sua atividade nas áreas de tecnologia de produção mecânica, planeamento e organização da produção, projeto mecânico, qualidade, manutenção de equipamentos mecânicos.
Ramo de Energia
O Engenheiro Mecânico-ramo Energia tem competências que lhe permitem desenvolver a sua atividade nas áreas de AVAC&R (Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração); energia, onde se incluem as energias convencionais (combustão e produção de calor, conversão de energia) e as energias renováveis, bem como a gestão de energia; comportamento térmico de edifícios e simulação energética; redes de fluídos.
Onde Exercer
Indústria em geral; Instituições; Gabinetes de Projeto; Concessionários e Oficinas Auto; Empresas de Instalação e de Manutenção; Empresas de Formação de Técnicos Especializados; Empresas de Consultoria; Instalações de Climatização e Refrigeração; Empresas de Energias Renováveis
.
Plano de estudos
Acreditação
Estado: Acreditado
6 anos de acreditação: A partir de 4 setembro de 2020
Consulte aqui:
Proposta de curso
Acreditação A3ES
Saídas profissionais
Projeto, orçamentação, fabrico e instalação de equipamentos, produção de componentes aeronáuticos, planeamento e organização da produção, gestão de energia na indústria e edifícios, gestão da manutenção, reparação automóvel, gestão de frotas, gestão da qualidade, ambiente e segurança, consultadoria e auditoria especializada, certificação.
Razões para a escolha do curso
- A Licenciatura em Engenharia Mecânica continua a ser uma da Engenharias fundamentais, com forte evolução tecnológica, onde as Tis são instrumentos incontornáveis, onde o trabalho de equipa e a cooperação multidisciplinar é uma constante e a gestão de sistemas e de pessoas se torna indispensável, tendo em conta a sustentabilidade económica, energética e ambiental;
- Proporciona uma formação marcadamente prática e experimental sem perder de vista a fundamentação teórica dos conhecimentos necessários ao exercício da Engenharia;
- Pela relação de proximidade entre o corpo docente e os estudantes;
- Pela qualidade dos laboratórios;
- Pela ligação existente à comunidade envolvente, marcada por intensa prestação de serviços, investigação aplicada e atividade de gestão de estágios e projetos;
- Por contemplar um estágio que permite uma rápida inserção no mercado de trabalho
Duração e total de créditos ECTS
3 anos | 180 ECTS
Coordenação do curso
Coordenador de Curso:
Professor Doutor Paulo Jorge Pires Moita | paulo.moitanull@estsetubal.ips.pt
Coordenadores Adjuntos:
Ramo de Aeronáutica - Professor Doutor Vítor Manuel Caetano Alcácer | vitor.alcacernull@estsetubal.ips.pt
Ramo de Automóvel - Professora Susana Maria Ramalho Cravo | susana.cravonull@estsetubal.ips.pt
Ramo de Energia - Professor Doutor Paulo Jorge Pires Moita | paulo.moitanull@estsetubal.ips.pt
Ramo de Produção - Professor Doutor José Filipe Castanheira Pereira Antunes Simões | jose.simoesnull@estsetubal.ips.pt
Despacho de publicação em Diário da República
Propina anual
Pode ser paga em dez prestações: consulte regulamentação de propinas
Formas de pagamento: O valor da propina poderá ser liquidado na íntegra, no ato da matrícula / inscrição, ou paga em 10 prestações, de acordo com o plano de pagamentos especificado no Regulamento de Propinas do IPS.
Nos atos de candidatura, matrícula (1º Ano) e de inscrição (2º Ano) deverão ser pagos os emolumentos respetivos.
Para estudantes internacionais é aplicada a propina conforme Regulamento de Propinas do IPS, conforme o nº 2.01 do respetivo Regulamento:
(valor da propina aprovada para a formação, multiplicado pelo fator 2,0)
Esta informação não dispensa a leitura do regulamento de Propinas em vigor.
Número de vagas
Consultar despacho aqui
Condições de acesso e ingresso
Regime Geral | Concurso Nacional de Acesso
Condição de acesso: 12º ano ou habilitação legalmente equivalente
Provas de ingresso: Consultar aqui
Fórmula da nota de candidatura: notas do Ensino Secundário (65%) e da Prova Ingresso (35%)
Classificação Mínima: 100 (cem) para a Nota de Candidatura | 95 (noventa e cinco) para a Nota da Prova de Ingresso
Preferências Regionais: 40% vagas, para os alunos oriundos dos Distritos de Beja, Setúbal, Lisboa, Évora, Açores e Madeira
Consulte aqui a nota de candidatura do último colocado pelo contingente geral
- Consulte aqui as condições de acesso específicas para o Regime Geral
- Consulte aqui as condições de acesso específicas para o Regime de M23
- Consulte aqui as condições de acesso a Concursos Especiais, Mudança de Par Instituição/Curso e Reingresso
Pré-requisitos
Não aplicável.
Outra informação
Creditações de UC dos CTeSP em UC das licenciaturas da ESTSetúbal/IPS
Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Curso de Licenciatura em Engenharia Mecânica
Empregabilidade
Segundo estatísticas do IEFP existe um nível de empregabilidade de 93,4%.
Relatórios
Relatórios de monitorização brevemente disponíveis