IPS e Ordem dos Engenheiros formalizam colaboração

Protocolo foi assinado no âmbito da inauguração da delegação distrital da OERS

O Politécnico de Setúbal (IPS) assinou esta semana um protocolo de colaboração com a Ordem dos Engenheiros - Região Sul (OERS), através do qual se pretende reforçar a proximidade dos estudantes de Engenharia face ao mundo empresarial.

O documento foi assinado na terça-feira, 18, por ocasião da inauguração da delegação distrital de Setúbal da OERS, um novo espaço que vem permitir à Ordem dos Engenheiros cobrir a totalidade das capitais de distrito nacionais com a sua oferta de ferramentas e serviços.

Na cerimónia, onde estiveram presentes representantes da administração local, tecido empresarial e academia, o IPS fez-se representar pelo seu vice-presidente para o Relacionamento com a Comunidade externa e Empregabilidade, Carlos Mata.

O protocolo formaliza a cooperação entre as duas entidades em áreas como ensino, formação e qualificação, reconhecimento do exercício da profissão, investigação, inovação e empreendedorismo, propondo-se ainda promover a interligação entre a comunidade do IPS e a OERS, nomeadamente através do desenvolvimento de ações na área da empregabilidade.

A ligação à respetiva ordem profissional desde a fase de estudante de Engenharia é outro dos incentivos previstos, comprometendo-se o IPS a apresentar, na fase de matrícula na licenciatura, um modo automático de inscrição na OERS e a Ordem, por seu turno, a criar uma forma de inscrição célere.

O documento estabelece ainda, entre outras ações de intercâmbio, a participação do IPS em iniciativas promovidas ou a promover pela OERS, com o intuito de distinguir estudantes de Engenharia, nomeadamente Prémios de Mérito Académico e Bolsas de Solidariedade, e a participação da OERS na atribuição de Diplomas de Mérito eventualmente concedidos pelo IPS.

Créditos da foto: Ordem dos Engenheiros - Região Sul (OERS)