Workshop sobre Ensino e Investigação realizou-se na ESTSetúbal/IPS
No passado dia 27 de fevereiro, o Auditório 2 da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS) acolheu o “Workshop sobre Ensino e Investigação”, um evento dedicado à discussão e partilha de conhecimento entre docentes, investigadores e estudantes.
A iniciativa, organizada pelos Presidentes do Conselho Técnico-Científico (CTC) e do Conselho Pedagógico (CP), em articulação com a Diretora da ESTSetúbal/IPS, teve como objetivo fortalecer a ligação entre ensino e investigação, destacando o trabalho desenvolvido no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e em particular na ESTSetúbal/IPS.
O evento teve início com a sessão de abertura, que contou com as intervenções da Prof.ª Ângela Lemos, Presidente do IPS, da Prof.ª Luísa Caeiro, Diretora da ESTSetúbal/IPS, do Prof. João Francisco, Presidente do CTC, e da Prof.ª Martinha Piteira, Presidente do CP.
Painel de Debate e Apresentação de Centros de Investigação
Decorreu um painel sobre "Articulação Ensino e Investigação", com a participação dos Professores Paulo Fernandes (ESTG Leiria), Luís Coelho (IPS e membro do E³UDRES² Scientific Council), Carlos J. Costa (ISEG) e Ricardo Salgado (ESTSetúbal/IPS). Seguiu-se um debate aberto ao público, permitindo uma reflexão sobre os desafios e oportunidades nesta área.
Realizou-se a apresentação dos centros de Unidade de Investigação e Desenvolvimento (UI&D) do IPS que envolvem a ESTS. O painel contou com os Professores José Cordeiro (EGP DICELab/Algoritmi), Luís Coelho (EGP MARE) e Raquel Barreira (UID Resilience), que expuseram as principais linhas de investigação desenvolvidas nestes centros.
Trabalhos de Mestrado
Na fase final do Workshop, teve lugar uma mostra de trabalhos de Mestrado, momento que foi uma excelente oportunidade, para que os estudantes apresentassem os seus projetos e pesquisas, promovendo a partilha de conhecimento e o debate académico.
O Workshop sobre Ensino e Investigação na ESTSetúbal/IPS revelou-se um evento enriquecedor, promovendo a sinergia entre ensino e investigação e incentivando a inovação no contexto académico.
