História dos Media
-
Conhecimentos de Base Recomendados
-
-
Objetivos
Ao final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
- Compreender a relevância da abordagem histórica para o estudo dos media;
- Compreender a génese e evolução dos meios de comunicação;
- Integrar o estudo de qualquer meio no respetivo contexto político, económico e social de Portugal e do mundo;
- Analisar o impacto de cada media na sua respetiva época tanto em Portugal como no mundo;
- Assinalar a rápida evolução dos media nos últimos trinta anos. -
Métodos de Ensino
As sessões são centradas em exposição de conceitos, debates presenciais e em exercícios práticos que frequentemente integram textos académicos sobre a História dos Media com a análise de exemplos práticos. Os estudantes são convidados a participar regularmente em atividades e apresentam os resultados dos trabalhos que realizam.
-
Estágio(s)
Não
-
Programa
- A história dos media e a historiografia
- Epistemologia da História dos Media e do Jornalismo
- A imprensa dos primórdios ao século XX
- A invenção da imprensa periódica e industrial
- A imprensa de massas - Penny Press
- As agências de informação
- A publicidade
- A fotografia
- Processos de controlo de liberdade de expressão - a censura (Estado Novo)
- A rádio
- A televisão
- Novos media, novos jornalismos e novos públicos -
Demonstração de conteúdos
Tomando como base os objetivos estabelecidos para esta unidade curricular, os conteúdos programáticos permitem aos alunos ter uma compreensão ampla sobre a evolução histórica dos media em Portugal e no mundo.
Pretende-se também desenvolver uma visão analítica e crítica do sistema mediático atual. Além disto, os conteúdos incluem uma abordagem aprofundada sobre as transformações e os desafios enfrentados pelos media na era digital. -
Demonstração da metodologia
As metodologias de ensino prezam o equilíbrio entre a exposição de conceitos e uma participação efetiva dos estudantes por meio de exercícios e apresentações de trabalhos. O conhecimento científico sobre a História dos Media é desenvolvido por meio de bibliografia académica atualizada e através da reflexão crítica sobre conteúdos apresentados. O propósito é desenvolver um conhecimento amplo sobre a evolução do sistema mediático em Portugal e no mundo, conforme estabelecido nos objetivos da UC.
-
Docente(s) responsável(eis)
Celiana de Fátima Alves de Azevedo - 1.º Semestre
-
Bibliografia
JEANNENEY, Jean Nöel(1996). Uma História da Comunicação Social, Lisboa: Terramar.\nCABRERA, Ana (Ed) (2011). Jornais Jornalistas e Jornalismo. Século XIX-XX. Lisboa: Livros Horizonte.\nCABRERA, Ana (2006). Marcello Caetano: Poder e Imprensa. Lisboa Livros Horizonte.\nCÁDIMA, Francisco Rui (2009) Crise e Crítica do Sistema de Media, Lisboa: Formalpress/Media XXI.\nMCLUHAN, Marshall, (1977) A Galaxia de Gutemberg: a formação do Homem tipógrafo, 2ª ed. S. Paulo: Companhia editora Nacional\n
Detalhes do curso
-
Código
LGP20012
-
Modo de Ensino
PRESENCIAL
-
ECTS
5.0
-
Duração
Semestral
-
Horas
15h Orientação Tutorial
10h Teóricas
10h Teórico-Práticas
25h Trabalho de Campo
