Ambiente, Qualidade e Segurança no Laboratório
-
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
-
Objetivos
Conhecer os requisitos de implementação de sistemas de gestão da qualidade, ambiente, segurança e saúde.
Conhecer e aplicar práticas de gestão do risco em laboratórios.Compreender a importância da atividade de acreditação de laboratórios.
Conhecer práticas para condução de auditorias a sistemas de gestão -
Métodos de Ensino
Esta unidade curricular será organizada em duas componentes, teórica e prática, que se integram de uma forma dinâmica. Os conteúdos teóricos serão apresentados com recurso a suporte power point, sendo fomentada a participação ativa dos estudantes, estimulando-os a raciocinarem e compreenderem por si próprios os temas lecionados. A componente prática será constituída por exercícios práticos exemplificativos dos assuntos apresentados nas aulas teóricas. Na componente prática, os estudantes realizarão também trabalhos de exposição onde será estimulada a discussão de cada trabalho, para que os estudantes desenvolvam um sentido crítico quanto à viabilidade das aplicações.
-
Estágio(s)
Não
-
Programa
- Segurança e saúde no trabalho: Regime jurídico nacional. ISO 45001 – Sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho. Regras básicas e cuidados no laboratório.
- Qualidade: Sistema português da qualidade. ISO 9000: Fundamentos e vocabulário. ISO 9001: Sistemas de gestão da qualidade. Requisitos.
- Ambiente: Agência portuguesa do ambiente. ISO 14001: Sistemas de gestão ambiental. Requisitos e linhas de orientação para a sua utilização. Gestão do risco: ISO 31000 – Gestão do risco. Linhas de orientação. Avaliação e prevenção de riscos no laboratório.
- Acreditação: Instituto português de acreditação. ISO 17025: Requisitos gerais de competência para laboratórios de ensaio e calibração.
ISO 19011 – Linhas de orientação para auditorias a sistemas de gestão. -
Demonstração de conteúdos
-
-
Demonstração da metodologia
-
-
Docente(s) responsável(eis)
Natália Maria Ferreira Rebelo de Melo Osório - 1.º Semestre
-
Bibliografia
Nichols, Andrew; Implementing ISO 9001:2015: A practical guide to busting myths surrounding quality management system, It Governance Publishing Limited, 2022
Reese, Charles D.; Occupational Health and Safety Management: A Practical Approach,, CRC Press, 2016
Detalhes do curso
-
Código
TLQB022
-
Modo de Ensino
PRESENCIAL
-
ECTS
6.0
-
Duração
Semestral
-
Horas
45h Teórico-Práticas
