
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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Objetivos do curso
O Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico está estruturado para desenvolver um conjunto amplo, aprofundado e articulado de conhecimentos, permitindo:
- Obter uma formação profissionalizante, nas dimensões científica, pedagógica e didática, que permita planear e concretizar práticas de qualidade enquanto docente do 1.º ciclo e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º ciclo;
- Promover a compreensão alargada dos saberes que integram os documentos legais que definem o currículo prescrito para o 1.º e 2.º ciclos, incluindo a sua articulação vertical e horizontal;
- Aceder a recursos de qualidade para apoiar a realização de experiências de desenvolvimento curricular nas várias áreas de ação;
- Aperfeiçoar competências de trabalho colaborativo, de investigação e de reflexão sobre as práticas numa perspetiva de melhoria contínua;
- Inspirar uma atitude positiva face à profissão docente, incluindo a autoconfiança nas próprias capacidades como professor/a e a criação de expectativas elevadas sobre o que os/as alunos/as podem aprender. -
Escola
ESE - Escola Superior de Educação
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Regime de estudo
presencial - Diurno
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Objetivos da aprendizagem e competências a desenvolver
O curso proporciona uma base sólida de competências que permitem:
- Desenvolver práticas pedagógicas de qualidade e a adotar uma atitude investigativa e de análise crítica da realidade;
- Promover a articulação interdisciplinar dos conceitos e práticas pedagógicas;
- Adotar práticas integradas, sustentadas numa pedagogia apropriada à idade das crianças;
- Identificar o impacto dos diversos âmbitos educativos e dos contextos comunitários em que estes se inserem;
- Estimular o trabalho colaborativo e em rede;
- Capacitar para a aprendizagem ao longo da vida, nomeadamente em processos auto-orientados. -
Saídas profissionais
A conclusão deste Mestrado permite desenvolver atividade profissional como:
- Professor/a do 1.º Ciclo do Ensino Básico;
- Professor/a de Português e de História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. -
Coordenador/a do curso
Ana Luisa da Piedade Melro Blazer Gaspar Costa
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Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
O reconhecimento da aprendizagem prévia é efetuado de acordo com o Regulamento Académico do Instituto Politécnico de Setúbal
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Condições de acesso e ingresso
Todos os que desejam a obtenção de habilitação profissional para a docência no 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º ciclo do Ensino Básico.
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º ciclo do Ensino Básico, de acordo com o Decreto-Lei nº 9-A/2025 de 14 de fevereiro, aqueles que satisfaçam, cumulativamente, as condições dos pontos 1 e 3, ou aqueles que satisfaçam, cumulativamente, as condições dos pontos 2 e 3 apresentados de seguida:
1. Serem titulares do grau de Licenciatura em Educação Básica obtido em Instituições de Ensino Superior de Portugal ou, quando oriundos de outras instituições, comprovado através de um processo de reconhecimento de grau, de acordo com o Decreto-Lei n.º 66/2018.
2. Serem titulares do grau de Licenciatura obtido em Instituições de Ensino Superior de Portugal ou, quando oriundos de outras instituições, comprovado através de um processo de reconhecimento de grau, de acordo com o Decreto Lei n.º 66/2018 e satisfaçam os requisitos de créditos mínimos de formação, conforme redação do art.º 4 do Decreto-Lei nº 9-A/2025 e do anexo correspondente.
3. Serem detentores do domínio oral e escrito da Língua Portuguesa e do domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, obtido através da aprovação numa prova com uma das seguintes caraterísticas:
Prova documental: terem obtido aprovação em todas as Unidades Curriculares (UC) de Língua Portuguesa, de Linguística Portuguesa e de Didática do Português (num mínimo de 20 ECTS) ou em UC equivalentes, em qualquer Instituição do Ensino Superior (considera-se para este efeito que o certificado de habilitações discriminado).
Prova escrita ou oral: realizada até dois anos antecedentes à data da candidatura, numa instituição de Ensino Superior.A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página de candidaturas.
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Requisitos para obtenção da qualificação
Obtenção de aprovação em 21 Unidades Curriculares
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Enquadramento legal e acreditação
Despacho n.º 4307/2022 de 12 de abril
Detalhes do curso
Plano de estudos
1º Ano
Regime |
Nome |
Área Científica |
ECTS |
---|---|---|---|
Anual |
DE |
5.0 |
|
Anual |
DE |
5.0 |
|
Anual |
DE |
5.0 |
|
Anual |
DE |
5.0 |
|
1º Semestre |
AD |
5.0 |
|
1º Semestre |
AEG |
5.0 |
|
1º Semestre |
Práticas de Diferenciação Pedagógica na aula do 1.º e do 2.º Ciclo |
PES |
3.0 |
2º Semestre |
AD |
5.0 |
|
2º Semestre |
PES |
10.0 |
|
2º Semestre |
AD |
5.0 |
|
1º Trimestre |
DE |
4.0 |
Disciplinas Optativas
Regime |
Nome |
Área Científica |
ECTS |
---|---|---|---|
2º Trimestre |
Seminário de Articulação Curricular: Artes, Ciências e Cidadania |
DE |
3.0 |
2º Trimestre |
Seminário de Articulação Curricular: Matemática, Português e Cidadania |
DE |
3.0 |
2º Ano
Regime |
Nome |
Área Científica |
ECTS |
---|---|---|---|
Anual |
DE |
3.0 |
|
Anual |
DE |
3.0 |
|
Anual |
PES |
28.0 |
|
Anual |
PES |
7.0 |
|
1º Semestre |
AD |
4.0 |
|
1º Semestre |
AEG |
4.0 |
|
2º Semestre |
AD |
4.0 |
|
2º Semestre |
AD |
4.0 |
Disciplinas Optativas
Regime |
Nome |
Área Científica |
ECTS |
---|---|---|---|
1º Trimestre |
DE |
3.0 |
|
1º Trimestre |
DE |
3.0 |
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Selecionar Ano Letivo:
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Tipo de Curso
Mestrado
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Código DGES
M793
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Qualificação Atribuída
Mestre
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Duração
2 Anos
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Créditos ECTS
120.0
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Documentos
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Efetuar candidatura
Candidatura