
Comitiva chinesa visita a ESTSetúbal no âmbito da Oficina Lu Ban Portuguesa
- Categorias Notícias
- Data 31/10/2025
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), nas semanas de 13 a 24 de outubro, recebeu uma comitiva chinesa do Colégio Vocacional de Mecânica e Eletricidade de Tianjin (TVCME), no âmbito da parceria estabelecida entre estas instituições em torno do desenvolvimento, atualização e atividade da Oficina Luban Portuguesa.
Esta visita, composta por 5 estudantes, 3 docentes e um engenheiro da empresa Bono-robots, teve por base a formação destes docentes e professores sobre a infraestrutura, equipamentos, automatização, robotização e standards, desenvolvidos e aplicados nesta Oficina, com enquadramento na indústria 4.0 e 5.0.
A formação seguiu o modelo EPIP (Engenharia, Prática, Inovação e Projeto), o qual teve a sua origem em Tianjin nos anos 90 e é atualmente o modelo de referência usado na China, essencialmente no ensino profissional e aplicado.
Durante esta visita foi também assinado um agreement com a empresa Bono-robot, parceira do TVCME, para doação de um AGV + Cobot à Oficina Lu Ban Portuguesa. Este veículo autónomo, sobre o qual está montado um robot colaborativo com visão, permitirá ensaiar algoritmos de transporte e “manuseamento” de diferentes componentes entre os diferentes processos existentes na Oficina Luban, sem intervenção humana.
Esta visita reforçou, ao longo de duas semanas, os nossos laços académicos e culturais, pois, para além do intercâmbio de conhecimento e práticas pedagógicas, a comitiva teve a oportunidade de conhecer as instalações do IPS, interagir com a comunidade académica e explorar a cidade de Setúbal e Lisboa, apreciando o seu património histórico, cultural, gastronómico e natural.
A visita culminou com uma competição académica que serviu para avaliar os conhecimentos adquiridos durante a estadia, a qual decorreu num ambiente de entusiasmo e colaboração, e terminou com a entrega de prémios pela presidente do IPS e pela diretora da ESTSetúbal aos três melhores classificados.
