
BIP | Spring School
- Categorias Estudantes, Eventos, Internacionalização, Notícias
- Data 12/05/2025


Nos dias 5 a 9 de maio, a ESTSetúbal/IPS foi palco do projeto internacional “Spring School” que reúne estudantes de diversas nacionalidades para enfrentar desafios inovadores para construir um futuro sustentável.
Terminou na passada sexta-feira, dia 9 de maio, a edição 2025 do BIP – Spring School, um programa intensivo e internacional que juntou estudantes de várias instituições de ensino superior da Europa na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS). Sob o tema “What future do we want to build?”, a semana foi marcada por reflexão, inovação e ação em torno do tema da sustentabilidade.
O evento contou com a participação de cerca de 41 estudantes, oriundos de cinco instituições de ensino superior internacionais — UCLL (Bélgica), Fulda (Alemanha), Saxion (Países Baixos), St. Pölten (Áustria) e UPT (Roménia) —, bem como das escolas do Instituto Politécnico de Setúbal: ESTSetúbal, ESTBarreiro e ESCE.
Através de metodologias como o Problem-Based Learning (PBL) e o Design Thinking, os participantes enfrentaram desafios reais e desenvolveram projetos inovadores com impacto social, económico e ambiental positivo. Durante a semana, envolveram-se em palestras inspiradoras, workshops práticos, trabalho colaborativo e sessões de prototipagem criativa, sempre com o objetivo de construir soluções sustentáveis para os desafios do futuro.
Um dos pontos altos foi a visita à cooperativa Biovilla Sustentabilidade, onde os estudantes contactaram com uma abordagem prática à vida regenerativa, que alia responsabilidade social, viabilidade económica e preservação ambiental.
O encerramento foi marcado pela apresentação dos projetos finais, que revelaram não só a criatividade, como também o espírito crítico e colaborativo dos participantes. “Que os projetos desenvolvidos sejam apenas o início de muitas mais ideias com impacto positivo”, destacou a organização.
A BIP – Spring School 2025 foi organizada pela ESTSetúbal/IPS e integrada na iniciativa EUDRES Label, promove a colaboração multicultural e interdisciplinar no ensino superior europeu.

